Conheça o Laboratório

Conheça o Laboratório

Na década de 90 o Hospital Santa Casa de Misericórdia do Acre atravessava uma fase de grande movimento ambulatorial e internação e necessitava de um apoio laboratorial eficiente. Iniciamos então as negociações com a direção visando a instalação de um serviço laboratorial que atendesse a demanda.

Com a aceitação da proposta, iniciou-se, no ano seguinte, os trâmites para abertura e regularização da empresa. Na mesma época, iniciou-se a preparação física do futuro laboratório e a aquisição dos equipamentos e materiais necessários. Em 23 de outubro de 1997, o Laboratório Santa Casa iniciou suas atividades de atendimento, coleta e realização dos exames de análises clínicas, atendendo o público interno do hospital – que na época era na sua maioria do SUS, com a possibilidade de atendimento ao público externo também, embora o acesso ao Laboratório se fizesse apenas pela área interna do Hospital.

Após um ano de intensas atividades e a excelente receptividade do público em geral e do corpo clínico, tornou-se necessária a ampliação das instalações. Sendo assim, foi negociada com a direção do Hospital, uma área contígua que foi reformada e anexada, passando a fazer parte integrante do Laboratório, possibilitando inclusive o acesso dos pacientes externos, diretamente, sem a necessidade de adentrarem o hospital, melhorando sensivelmente o fluxo do público. O novo layout dobrou a área física e a capacidade de atendimento, proporcionandomais conforto aos clientes, sendo inaugurada em 1998.

Com uma filosofia administrativa e técnica modernas, no ano de 1999 foram realizados significativos investimentos em equipamentos automatizando os setores de hematologia, imunologia, hormônios, hepatites e marcadores tumorais, sempre visando o aprimoramento e a modernização técnica. Assim, fomos crescendo e, novamente. Sentimos a necessidade de ampliarmos para melhorar a qualidade do atendimento e, em função disso, em 2005, novamente o Laboratório iniciou sua expansão física, separando sua área técnica e administrativa, sendo que a antiga área foi reestruturada, ampliada e modernizada, passando a funcionar apenas para recepção e coleta, aumentando sensivelmente a capacidade de atendimento, mantendo a qualidade que sempre foi o diferencial.

Nos anos seguintes, continuaram os investimentos em tecnologia com a aquisição, em 2006, de um equipamento moderno, de grande porte, para o setor de bioquímica, automatizando totalmente o setor e, em 2007, para os setores de imunologia, hormônios, hepatites, marcadores tumorais, fertilidade e outros, foi adquirido um equipamento de grande porte, moderno, que possibilitou uma redução considerável do prazo de entrega dos exames desses setores pois grande parte deles passou a ser realizado em nossa sede, o que trouxe muita satisfação aos nossos clientes. Também em 2007, na sua filosofia de crescimento, foi adquirido um terreno, muito bem localizado onde seria erguida, futuramente, a sede própria do Laboratório num projeto ambicioso e moderno consoante com a nossa visão de futuro para a Empresa.

Ainda em 2007, foi implantado um moderno sistema laboratorial totalmente informatizado, preparado para atender as necessidades de um Laboratório de grande porte que possibilitou, dentre outras melhorias, o interfaceamento dos equipamentos automatizados, o acesso aos resultados dos exames pelo próprio paciente ou pelo seu médico, via internet, em qualquer terminal de computador.

Nos anos de 2007 a 2009 foi confeccionado e aprovado em todos os órgãos Públicos relacionados, o projeto para construção da nova sede do Laboratório sendo iniciada sua construção em 2009 e concluída no final de 2010 e, em janeiro de 2011, o laboratório iniciou suas atividades na nova sede que contemplou, em um projeto de 1200 metros quadrados de área construída, no térreo, ampla área de recepção com 8 guichês e 63 cadeiras para o público, possibilitando um atendimento rápido e confortável. A área de coleta foi organizada com uma recepção com 24 cadeiras, 9 boxes de coleta adulto, 2 salas para coleta infantil, sala para coleta de curvas, coleta íntima feminina e masculina e sala de espera infantil. No primeiro andar foram estruturadas as áreas administrativa e técnica, sendo que estas últimas possuem um amplo salão para análises sanguíneas, sala para microbiologia, sala para urinálise e sala para parasitologia. Acrescenta-se ainda que para o conforto dos clientes foram organizadas 3 áreas de estacionamento, na frente do prédio, com 16 vagas e no subsolo com 10 vagas.

No ano de 2013, após quase 3 anos de trabalho, o laboratório foi auditado pela Sociedade Brasileira de Acreditação-DICQ e teve seu sistema de qualidade acreditado pelo referido órgão que atestou o cumprimento de todas as normas do ISO 15189 para funcionamento de Laboratórios Clínicos, atestando assim a preocupação com a excelência na realização dos exames e garantia de resultados corretos para os mesmos. Também nesse ano, após 6 meses de trabalho com configuração de dados, entrou em funcionamento a integração com laboratórios de apoio, laboratórios que realizam os exames não realizados em Rio Branco, que trouxe, entre outras vantagens, a possibilidade de incorporar em nosso laudo, os exames realizados fora do Estado com os realizados em Rio Branco e disponibilizar ambos os resultados pela internet.

Nos anos seguintes continuaram os investimentos em tecnologia sendo adquiridos equipamentos de automação para a realização de espermograma, para a área de microbiologia e de coagulação sanguínea. Na área de informática o grande salto foi a aquisição de software para interfaceamento que transmite os resultados dos equipamentos para o sistema de informática laboratorial diretamente, eliminando a digitação, demorada e sempre sujeita a erros humanos.

Em seu processo contínuo de investimentos em tecnologias de ponta, no ano de 2015, foi implantada a identificação biométrica na recepção, o que trouxe mais segurança e rapidez ao cadastro de pacientes, e também foi implantada a sistemática de informar o paciente via SMS, assim que os resultados estiverem prontos.

No ano de 2016, para atender com mais conforto os clientes, foram trocadas todas as cadeiras da recepção e coleta e foi adquirida área junto ao laboratório e construído um estacionamento com 800m2, o que proporcionou vagas para mais 28 automóveis e dez motos.

Detentor de uma das melhores estruturas laboratoriais da região Amazônica e de tecnologias que estão presentes nos melhores laboratórios do Brasil, o LABORATÓRIO BIONORTE estabeleceu como foco para o ano de 2017 o investimento em capacitação dos colaboradores para prestar um serviço de excelência à Sociedade Acreana, corroborando nosso lema:

"Compromisso com a qualidade e segurança no diagnóstico."